Introdução:
Organize sua Vida Financeira! Que a vida não está fácil, todo mundo já sabe. Renda curta, inflação, imprevistos. Tudo parece dar errado e nunca sobra dinheiro no fim do mês. Mas será que organizando direitinho não sobra algo para investir no seu futuro e das pessoas que você ama? Antes de começar a organizar sua vida é importante que você consiga se localizar na sociedade e entender que os problemas pelos quais você está passando fazem parte de uma estrutura social.
Mas como está a estratificação de renda no Brasil? Está na classe A a família que ganha mais de 23 mil e 800 reais; na classe B estão as famílias que ganham mais de 7 mil e 600 e menos de 23 e 800; na classe C estão as famílias que ganham de 3.200 a 7.600 reais e nas classes D e E as que ganham abaixo de 3.200 reais.
Agora que você já sabe onde você está na estrutura de renda do Brasil, é importante que você entenda a situação das aposentadorias no país (leia jornada da aposentadoria) e venha comigo montar sua estratégia para se aposentar estabelecendo metas realistas e prazos bem definidos.
A jornada para a aposentadoria deve ser uma prioridade na sua vida.
1. Orçamento Consciente:
Uma parte muito importante de organizar a vida financeira é ter controle emocional para avaliar com cuidado todas as receitas e despesas. Não importa se a sua situação financeira é boa ou ruim, se você não tiver equilíbrio na hora de avaliar os gastos as coisas podem piorar e se o seu salário é apertado, se não sobra nada no fim do mês, você é a pessoa que mais precisa se organizar.
O primeiro passo é ser sincero com você e fazer uma lista das suas despesas. Se você não tem um registro de despesas, comece um e anote tudo durante um mês inteiro para que você tenha consciência do que está acontecendo. Aquele dinheiro que sumiu e você nem viu foi gasto em alguma coisa e você precisa saber com o que. A organização traz eficiência e é disso que você precisa para colocar o seu dinheiro para trabalhar para você.
No final desse post eu vou deixar uma planilha super simples e totalmente gratuita para você começar a organizar a sua vida financeira.
2. Priorizando Dívidas:
Antes de pensar em investir e começar a receber renda passiva, você precisa pensar nas suas dívidas. Minha família já teve problemas de dívidas com bancos e isso foi parte da ruína financeira do meu pai em um momento muito duro para a família. Então, sei por experiência própria que a prioridade número um é lidar com as dívidas.
Mais uma vez, para que você organize a sua vida financeira é preciso ter controle emocional e entrentar o problema de forma estratégica e com cautela.
A primeira coisa a fazer é colocar no papel todas as suas dívidas separando o valor inicial, a taxa de juros e o valor dos juros. Isso aqui é importante demais pois você precisa dar prioridade para resolver as dívidas que estão pesando mais no seu orçamento. Faz isso agora. Para de ler esse texto, coloca as tuas dívidas no papel e depois volta para continuar a leitura.
Agora que você já tem uma visão geral de todas as suas dívidas e sabe quais são as mais importantes é a hora de negociar com credores.
Negociação com Credores:
Primeiro de tudo e mais importante: Nunca entre em contato. Provavelmente sua dívida foi vendida para uma empresa de cobrança e essa empresa tem todo o interesse em te procurar. Quando ligarem dizendo que você deve X, explique sua situação financeira e diga que tem condições de pagar 10% do valor se eles parcelarem em 10 vezes sem juros. Nunca jamais dê outra opção. Ou eles aceitam ou perdem tudo. Essas empresas sempre aceitam 10% do valor mas ganham muito dinheiro com quem aceita as condioes que eles impõem.
3. Construindo uma Reserva de Emergência:
Como você já tem suas despesas e receitas organizadas no papel ou na planilha, você sabe quanto custa um mês da vida da sua família.
Se você tem um emprego fixo com carteira assinada você precisa ter uma reserva de pelo menos 6 meses para cobrir as despesas da sua casa. Caso você seja autônomo e tenha renda inconstante o ideal é guardar um pouco mais.
A importância da reserva de emergência vai além de resguardar sua família com imprevistos, ela também te ensina a encontrar espaço no seu orçamento poupar. Mas quanto você vai guardar? 10% do seu custo mensal.
Essa é uma forma de entrar no mundo dos investimentos e aprender habilidades fundamentais para sua vida financeira: lidar com suas emoções sobre dinheiro, construir visão de longo prazo e estudar onde aplicar sua reserva. O ideal é ser muito conservador com esse dinheiro. O principal é que você não perca dinheiro ao sacar e que esteja disponível no máximo em D+1, quer dizer, no máximo no dia seguinte ao pedido de saque.
A opção mais segura do mercado brasileiro é o tesouro selic que você pode estudar no site do Tesouro Direto e ver se esse título se adequa ao seu perfil.
4. Aumentando a Renda:
Dependendo da sua jornada de trabalho, você também pode pesquisar meios de fazer renda extra, seja como freelancer, ou arrumando um trabalho temporário, ou ainda transformando uma habilidade sua em uma atividade paralela. No meu caso, esse blog é uma atividade paralela que estou começando no meu tempo livre à noite e que espero seja uma fonte de renda em no máximo 12 ou 18 meses.
Investir em desenvolvimento profissional para buscar promoções ou novas oportunidades também pode ser um plano de curto a médio prazo. Considere também as oportunidades na esfera pública. Há sempre muitos concursos e não custa nada ficar de olho nas oportunidades na sua região. O importante é que você melhore a sua vida e da sua família de forma digna e honesta.
5. Educação Financeira Contínua:
Faça um favor ao seu eu de 2044, organize sua vida financeira. Assuma um compromisso com você e sua família de sempre buscar o aprendizado contínuo sobre finanças pessoais e investimentos. E nessa jornada, pode contar comigo. Estarei sempre aqui compartilhando meus aprendizados e disposto a te ajudar no que for possível. Mas calma que o texto ainda não acabou.
Aproveite recursos online, cursos gratuitos e livros para aprimorar o conhecimento financeiro.
Conclusão:
Organizar a vida financeira mesmo ganhando pouco é possível com disciplina e estratégia. Não é fácil mas nunca foi fácil mesmo, então com isso nós já estamos acostumados.
Estabelecer metas realistas, implementar práticas conscientes e buscar oportunidades de crescimento são passos fundamentais para construir um futuro financeiramente sólido. Se você tiver paciência e perseverança para viver essa jornada, seus objetivos serão alcançados.
Até o próximo post e você pode acessar a planilha que eu mencionei clicando aqui. É uma planilha super simples e foi pensada para te ajudar a dar o primeiro passo sem complicações tecnologicas.
Organize sua Vida Financeira!